terça-feira, 27 de setembro de 2011

Crimes virtuais cresceram 6.513% no país em cinco anos, diz estudo.

Resenha 3

Segundo a reportagem, entre os anos de 2004 e 2009 o número de fraudes na internet cresceu 6.513%. Os números referem-se às queixas feitas por administradores de redes, mas pode ser muito maior o total de fraudes.
A reportagem aborda a atuação dos criminosos, e afirma que a mesma é altamente especializada. Os criminosos hoje em dia não estão mais dependendo de muitos recursos para a pratica de crimes, e nem precisam mais de gênios dos computadores para roubar senhas e aplicar golpes. De acordo com a polícia, as quadrilhas possuem membros com conhecimentos básicos de informática. Elas atuam até mesmo até para o crime organizado.
A burocracia, dentre outros fatores dificultam o combate a grupos criminosos, segundo o delegado. O mesmo ainda diz que “O crime é online, e a legislação offline. É necessário recorrer a um mandado á Justiça para colher de um provedor de acesso. Com isso, cabe a mesma decidir se aceita ou não a busca por essas informações. É preciso aguardar a Justiça notificar o provedor, e o provedor responder a ela, e só a partir daí que recebemos a informação. Acaba que com tempo todo esperando, o suspeito some.
Acompanhando a reportagem, pude me informar mais sobre o assunto. São vários tipos de crimes virtuais, dos quais muitos de nós já passamos e ouvimos falar.

Janaina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário