sábado, 3 de setembro de 2011

Insegurança digital


Fazer compras, receber e enviar correspondências, ler um livro, assistir um filme, bater papo, realizar transações bancárias, estudar, trabalhar, namorar e tantas outras atividades cotidianas que quase sempre eram realizadas frente a frente, olho no olho em ambientes públicos, hoje na maioria das vezes são realizadas a distância, e a internet é a principal ferramenta que associada aos demais recursos tecnológicos proporciona a possibilidade de comunicarmos com o mundo inteiro sem sair do lugar.

E é claro que nos sentimos muito mais seguros e protegidos realizando tarefas muitas vezes confidenciais e até mesmo sigilosas no conforto do nosso lar.
O grande problema é que esquecemos que as máquinas ainda não funcionam sozinhas, que elas são objetos construídos pelo homem, portanto não são perfeitas, podem ser manipuladas, e por trás destes equipamentos podem existir pessoas que num piscar de olhos podem acabar com toda esta sensação de segurança, sem que a gente perceba.

É o que está acontecendo em todo o mundo nos últimos anos, crimes “tradicionais” que na maioria das vezes ocorriam nas ruas, à noite, em becos escuros, quase sempre mediante a algum contato físico e violento, onde a nossa casa era o nosso único refúgio, passaram a ser cometidos à distância, com um poder de alcance quase que imensurável, e surtindo efeitos de grandes proporções.

Hoje os infratores da internet, agem como se fossem criminosos invisíveis em filmes de ficção científica, e estão em todo lugar. E então, passamos a ser vítimas dentro da nossa própria casa, sem o direito de fugir ou de pedir socorro. Na verdade, em nome do conforto, entregamos de “mão beijada” informações preciosas para bandidos que estão online, do outro lado da linha, esperando para pescar um bom “peixe”.

São os “Crimes virtuais”. Bem vindos à era digital.

Este é o tema que será abordado neste blog. E esta é a forma que encontramos para contribuirmos na divulgação deste problema mundial. Contamos com o seu apoio, façam comentários e divulguem este blog, juntos vamos conscientizar as pessoas dos riscos que podemos correr ao inserir informações pessoais na internet.

Cláudio Souza
Aluno do curso de Gestão Pública do UNIBH


Nenhum comentário:

Postar um comentário