domingo, 4 de setembro de 2011

Incentivo ao uso responsável da internet nas escolas


Acesso em: 20 de Agosto de 2011

Em uma abordagem didática e lúdica, a Operadora Nacional de Telefonia Fixa (GVT), em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática/Inclusão Digital (CDI), apresenta o “Guia para o uso responsável da internet”, com a finalidade de auxiliar professores, pais e alunos na compreensão de conceitos específicos da internet, incentivando o uso da rede como ferramenta pedagógica nas escolas.

Um dos pontos positivos é que, ao abordar o tema Segurança na internet, o Guia define resumidamente o que são os crimes virtuais, p. 7, descreve os delitos mais comuns e orienta sobre as punições que os crimes praticados na internet podem sofrer. Segundo os autores: “Crimes virtuais são os delitos praticados através da internet que podem ser enquadrados no Código Penal Brasileiro onde os infratores estão sujeitos às penas previstas na lei”.

Por se tratar de um guia de orientação direcionado para as escolas, outros pontos positivos são as dicas de “Como identificar o Comportamento de um pedófilo”, p. 11, e de “Proteção contra pedofilia”, p. 12. Conforme o Guia:

“A pedofilia é um desvio ou violência sexual que leva o indivíduo adulto a se sentir sexualmente atraído de modo compulsivo por crianças e adolescentes. Esse comportamento existe historicamente na humanidade, independente da internet, mas as tecnologias criam novas formas para que os criminosos cheguem até as vítimas.”

O interessante é que grande parte do conteúdo do guia aborda, de forma criativa e lúdica, temas sérios e polêmicos, que infelizmente fazem parte da realidade do mundo virtual. Inclusive alguns temas estão ilustrados em histórias em quadrinhos, incentivando a leitura, facilitando a interpretação e despertando maior interesse nos leitores. Recomendamos a leitura deste Guia a todos que se interessam por esse assunto.


Cláudio Souza – Gestão Pública UNIBH

Guia para o uso responsável da internet

Iniciativa

GVT - Operadora Nacional de Telefonia Fixa
CDI - Comitê para a Democratização da Informática/Inclusão Digital

Colaboradores

Danielle Lourenço, Consultora em Tecnologias Responsáveis
Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos da Policia Civil do Pará
Companha Nacional de Combate à Pedofilia na Internet

Maio de 2010

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Cláudio e demais componentes:

    Parabéns pela criação do blogue. O tema é interessante e atual. Uma sugestão: que tal o título do blogue ser Crimes virtuais e insegurança digital?

    Abraço,

    Wagner Carvalho.

    ResponderExcluir